6 cuidados que toda grávida deve ter com a sáude



Apesar de as mulheres grávidas terem muita liberdade para praticar exercícios e se alimentarem, sabemos que há restrições para que nem a mãe nem o bebê se prejudiquem. Afinal de contas, este é um período delicado e querer alguns cuidados especiais.

Se você é mãe de primeira viagem, pode não saber que esses cuidados abaixo devem ser evitados durante a gestação. Se já sabia, passe a informação para suas amigas futuras mamães protegerem seus bebês.

1. Evite banhos quentes

Durante a gravidez, especialmente no começo, não é recomendado que o corpo da mãe ultrapasse a temperatura dos 38,9 graus. Por isso, os banhos ideais são aqueles que ficam abaixo desse nível. Segundo obstetras, temperaturas muito altas podem afetar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

2. Evite certos tipos de peixe

Pelo fato de alguns peixes conterem uma grande quantidade de mercúrio, como atum, peixe espada e tubarão, é indicado evitar o consumo durante a gestação, pois há o risco de afetar o desenvolvimento neurológico da criança.

3. Evite excesso de cafeína

A cafeína provoca reações no organismo que é melhor serem evitadas na gestação, já que é uma substância muito forte. Prefira bebidas leves e mais fracas. Se for tomar café, chá ou refrigerante, cuide para ingerir apenas uma xícara ao dia.


4. Não faça dietas restritivas

Durante a gestação é preciso que a mãe consuma todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, por isso, nada de dietas restritivas. Não significa que possa comer à vontade em excesso, o ideal é sempre o equilíbrio. Consulte um nutricionista para saber exatamente quais alimentos são indicados para esse período.

5. Não fume

Esta dica é a mais conhecida. Toda gestante (e também quem não é), sabe que o cigarro é absolutamente nocivo para a saúde e afeta o desenvolvimento do bebê. Então, nada de drogas neste período e nem durante amamentação.

6. Evite bebidas alcoólicas

Por fim, reduza consideravelmente a quantidade de álcool durante a gestação. Essa substância fica no sangue e acaba sendo transmitida para o bebê, que definitivamente não precisa dela para se desenvolver com saúde.

Fique atenta e cuide-se! Sua saúde e do bebê é o que mais importa agora.



Comentar

eight − three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.